Palestra com a Kaworu Kurosaki



No último dia 26 de fevereiro ocorreu no Rio de Janeiro uma palestra e bate-papo com Kaworu Kurosaki, escritora e roterista japonesa que participou de sucessos com Samurai X e Super Campeões. Ela também é esposa de Nobuhiro Watsuki, criador do mangá Samurai X - Rurouni Kenshin que atualmente está em republicação pela editora JBC no Brasil. A palestra foi organizada pelo Fundação Japão em parceria com o Consulado Japonês do Rio de Janeiro no Coppe da UFRJ.


O tema da palestra foi:
"Processo de criação do mangá - No caso de Rurouni Kenshin"


Apesar do que o título pode dar a entender a palestra não se tratava apenas de curiosidades sobre o Samurai X, mas do processo de criação que envolve o desenvolvimento geral de um mangá. Ela começou a palestra explicando quais são as formas mais convencionais de se tornar um mangaká no Japão que é através de concursos organizados pelas próprias editoras ( Como o prêmio Tezuka e o Katsuka.)
Depois ela deu uma visão geral do processo de criação, que vai desde a criação de um "name" (rascunho da ideia para página de um mangá) até a finalização da página.
Ainda sobre o desenvolvimento do tema a ser abordado a roterista dividiu conosco algumas curiosidades interessantes sobre o Kenshin. Por exemplo, a famosa espada de gume invertido do protagonista (Marca registrada dessa história) foi criada porque para adequar a história para um público-alvo mais amplo o autor, Nobuhiro, decidiu que não poderiam ter muitas mortes durante o decorrer da jornada de Kenshin. As morte só estariam presentes no passado do personagem e, ocasionalmente, em pontos chaves da trama.
Ela também explicou como, mesmo o mangá sendo em preto e branco, a escolha das cores do personagem é uma etapa muito importante do processo de criação. Vejam aqui os exemplos que ela deu:


Em seguida, ela passou a falar como é feita a adaptação de um roteiro de um livro para mangá e anime. (Ou de mangá para livro como foi o caso do livro que ela escreveu baseado em Rurouni Kenshin.). Depois, ela mostrou como é feita uma sequência de um episódio de anime. Ela mostrou um storyboard feito por Masahiro Ando (Diretor da CANAAN), ela explicou lentamente o processo que leva do storyboard ao animatic até a cena finalizada.
No final da palestra, que durou por volta de 2 horas e meia, abriu-se um espaço para perguntas. Depois, foram sorteados uma série de brindes trazidos diretamente do Japão e autografados por Kaworu e Nobuhiro. Ela também dividiu histórias pessoais dela e de seu marido. Contou para nós como sempre que alguma coisa de mau acontecia com Kaoru (Coincidência de nomes? ACHO QUE NÃO! Hahaha)  no mangá, vários amigos ligavam para perguntar se ela e Nobuhiro tinham brigado, felizmente o relacionamento deles não influênciava nenhum pouco o destino de seus personagens.

Choquem, mas cada uma das linhas do mangá é desenha a mão. CADA UMA DELAS! Achava que era fácil ser mangaká?
Giulia Ostentando com o mangá do Samurai X e uma revista sobre a cultura japonesa que distribuíram 
Alguns brindes autografados vindos direto do Japão foram sorteados no final da palestra.
Nós (e nossa cara de pau) conseguimos tirar uma foto com a Kaworu!!! 

Tive a sensação de estar assistindo a um grande episódio de Bakuman durante aquela palestra. Mas ela foi realmente instrutiva e uma ótima maneira para os fãs de cultura japonesa entrarem em contato com o seus interesses longe de uma tela de computador.

Don't Keep Calm

Ps: Notaram como estávamos lindas combinando de Jake e Finn? Hahaha

2 comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Vim aqui agradecer pela visitinha lá no blog, espero te ver por lá sempre!!
    Muito obrigada :3
    Deve ter sido bem legal pra quem gosta de mangá, adoro palestras!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa palestra foi legal até mesmo para quem não gosta de mangá! De nada. Também espero te ver sempre por aqui.
      Beijos

      Excluir

 
It's Fangirl Time - All rights reserved © Design por Beatriz Nathaly