"Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos" (2013)

Diretor: Harald Zwart
Gênero: Fantasia, romance e Teen
Duração: 130 minutos
Elenco: Lily Collins ("Espelho, Espelho meu"), Jaime Campbell Bower ("Amanhecer parte 2"), Robert Sheehan ("Caça às Bruxas"), Kevin Zeger ("Gossip Girl"), Aidan Turner ("Hobbit - Uma Jornada Inesperada") e Lena Headay ("Game of Thrones")
Sinopse: "Quando sua mãe é atacada e levada de sua casa em Nova York por alguma criatura, com aparência de uma adolescente comum, Clary Fray descobre coisas sobre seu passado e sua linhagem que podem mudar sua vida para sempre. Para ajudá-la nessa busca ela conta com o seu melhor amigo de sempre Simon e o misterioso caçador de de demônios Jace."

Primeiramente, quero dizer que "Cidade dos Ossos" estava em um local que eu nunca vi nenhuma outras séries baseadas em livros.
Tanto crepúsculo e jogos vorazes - até mesmo Harry Potter - viram sua popularidade literária crescer em grande escala ao mesmo tempo em que as salas de cinema já eram povoadas pelos seus personagens. Enquanto isso, Instrumentos mortais era uma série muito popular antes mesmo que alguém pensasse em transportar essa trama para tela.
Por isso, o nível de exigência seria obviamente muito maior.
Eu fui ao cinema esperando o pior e, felizmente, tive uma surpresa positiva. Não sei se foi o trauma de várias adaptações mal-sucedidas que já assisti ao longo desse ano, mas esse filme foi realmente bom!

Adorei o figurino deles quando eles saem por aí tipo: Somos caçadores Badass!!!
Posso dizer que só houve uma coisa que me incomodou MUITO SÉRIO nesse filme! Que foi o Valentim! Tipo, para alguém que deveria ter, no mínimo, 40 anos ele estava muito bem conservado com uma carinha de 23. Sem falar que ele foi o único personagem cujo o ator estava muito diferente fisicamente de como era descrito no livro... Fora isso, o que me incomodou no filme foi basicamente o que me incomodou no livro, mas isso eu já esperava...
Tenho ouvido algumas pessoas falando o contrário, entretanto, eu achei o filme BASTANTE fiel ao livro! Fiquei elétrica ao perceber que algumas das minha cenas preferidas não só foram mantidas como foram seguidas fielmente, como o confronto entre Clary e Alec e a cena do jardim. Temos que entender que nunca pode ser fazer um filme 100% igual ao livro, pois o cinema e a literatura possuem dois tipos de linguagens diferentes e a sobre-posição perfeita entre as duas é impossível. Por isso, no quesito fidelidade, os roteiristas do filme merecem o prêmio de esposa fiel.


Infelizmente, acho que a fidelidade, principalmente nos diálogos, prejudicou o humor do filme. Os livros da Cassandra Clare são muito irônicos e, honestamente, quase choro de tanto rir em alguns momentos, porém a transição desse humor para as telas não foi bem sucedida. O resultado foram algumas cenas com comentários sarcásticos sem ritmo nenhum que incomodavam mais do que qualquer outra coisa.
Ah, é claro, também teve a polêmica escolha de ator para o Jace... Jamie, sinto muito, mas você simplesmente não é o meu Jace! Você é fofo demais! E esse é justamente o problema...
O Jace do Jaime era doce e um tanto melancólico demais. Quem leu o livro sabe que o Jace não é exatamente o tipo de pessoa que demonstra seus sentimentos, muito menos sua vulnerabilidade. Ele é arrogante e, honestamente, acredita ser a melhor coisa que já existiu na terra. E só a chegada de Clary, aos poucos, faz ele se abrir.
No filme também não deu muita ênfase em como o Jace e a Clary vão se apaixonando. Inclusive, fui ver um filme com uma amiga que não leu o livro e ela mal entendeu que eles iriam ter alguma coisa até eles se beijarem. Primeiro achei que ela estava falando asneira, mas quando pensei melhor sobre isso acabei vendo que ela tinha razão... No filme a Clary não só interage muito mais com o Simon, como o ator do Simon rouba a cena com sua atuação.
Falando em atuações o Magnus, a Isabelle, o Luke e o Alec também estavam muito bem incorporrados!
Ah, e finalmente alguém teve o bom senso de acabar com a trollagem máxima que tinha no final desse livro!!! Se eu tivesse visto o filme antes de ler o livro isso com certeza teria me poupado muitos meses de frustração até o segundo livro ser lançando... Quem já viu o filme ou leu o livro sabe do que estou falando.



Nível de Fangirl:

PS:Outro ponto alto do filme é sua linda trilha sonora sobre a qual eu já comentei aqui no blog.

Don't Keep Calm

16 comentários

  1. Estou meio assim para assistir o filme, mas gostei de saber que foi satisfatório para você. rsrs
    Realmente pensei em nem ver por causa do Jace, pq um Jace tão feio?!?! ahhahah
    Mas sei lá, acho que vou dar uma chance. ^^
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance! É um filme até bem legal.
      Cara... Te entendo muito bem... Jace, Y no Hot like you should be???
      Hahahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a postagem!! Não sou a maior fã do livro, mas achei também que o filme foi bem fiel. Na sua postagem só faltou mais uns 30 parágrafos falando do lindo do Simon <3 (preferência? pff sou estritamente imparcial)ahhahahahah
    Bjksssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imparcial? Claro que sim... Hahahaha
      No livro não gostava muito dele, mas ele me conquistou no filme!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Fe, bela postagem.
    Estou esperando a namorada acabar de ler o livro para ir ao cinema. Já estou ansioso.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      O livro é ótimo. Daqui a pouco vou postar uma resenha sobre ele também aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Fê, eu fui assistir o filme ontem e amei, mais lendo sua resenha eu percebi que vc e sua amiga estão certas..
    Eu vendo o filme, nem pensei na aproximação de Jace e clary, simplesmente aconteceu.. E tb acho que o Jamie não é o Jace...
    Vc me fez perceber detalhes que nem tinha prestado atenção.. hehe
    Adorei a trilha tb!!
    Seu blog é lindo..

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. PRECISO LER!!! Mas está dificil de achar lugar para vender e tipo não quero emprestar de amigo, pq quero ter o meu kkkkk
    E não quero assistir sem ter lido!! Então fica difícil né? kkkk

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      Procura em uma loja online tipo a Saraiva qu eles com certeza vão ter esse livro lá.
      Também gosto de TER meus livros. Mas o problema é que eu quero tantos que fica difícil! hahaha
      Beijos

      Excluir
  6. Eu estou querendo comprar esse livro a um tempão, porque eu gosto de ler antes de ver o filme, mas também estou morrendo de vontade de ver o filme.
    Ainda não conhecia o seu blog mas gostei muito e já estou seguindo, passa lá no meu e se gostar me segue de volta^^
    BJO Lucca.

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado do blog! :)
      Me deixou muito feliz!
      Beijos

      Excluir
  7. Quero muuuito ler esse livro. Como gosto de ler antes de ver o filme, estou tendo que me segurar pra não ir no cinema esses dias porque sei que se for vou acabar assistindo esse filme.
    Amei seu blog, já estou seguindo.

    Beijos.
    http://algunssegredosmeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas toma cuidado para o filme não sair do cinema!
      Porque vai demorar muito tempo para sair no dvd.
      Beijos

      Excluir
  8. Eu assisti este final de semana, e também achei o Valentim muito fora do que é descrito nos livros, e os personagens estavam muito doces, cadê o sarcasmo de Jace e de Izie. Mas no geral eu gostei muito, estava com medo da decepção da adaptação, mas a história fez sentido e me deixou muito satisfeita, muitas cenas e personagens, estavam como sempre imaginei que seriam.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história estava bem fiel. O ponto que realmente destoa um pouco do livro são os personagens mesmo...
      Mas de uma maneira geral gostei de tudo! :)
      Beijos

      Excluir

 
It's Fangirl Time - All rights reserved © Design por Beatriz Nathaly