Watsuki-sensei no Rio de Janeiro!

Autor de “Samurai X” palestrou para fãs na UERJ.

Foto ilustrativa de outro evento em que eles participaram.
O clima era de expectativa em uma fila de jovens as portas da Capela Ecumênica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a UERJ. Não, não se tratava apenas de uma simples palestra universitária ou aula inaugural de algum curso. Para as pessoas ali reunidas, era uma oportunidade única e rara de ver um ídolo de perto: Nobuhiro Watsuki-sensei, o mangaká e autor de célebre série "Rurounin Kenshin", mais conhecida nas terras brasileiras como “Samurai X”.  Famoso na década de 90, o anime de sucesso de público foi exibido no Brasil em 1999 até meados do ano 2000. O mangá foi publicado no país pela editora JBC, passando por uma reimpressão mais recentemente.
As portas da capela foram abertas às 13h30mim e a palestra foi iniciada às 14h, pontualmente. Infelizmente, fotos foram proibidas ao público. Uma breve introdução foi feita por representantes do consulado do Japão e Nobuhiro Watsuki entrou no palco acompanhado por sua esposa e roteirista Kaoru Kurosaki, ambos vestindo roupas tradicionais japonesas. Ele, vestia um kimono preto, junto com sua costumeira bandana escura sobre a cabeça e ela vestia um lindo furisode branco com estampa de flores lilás. Após o casal ser ovacionado pelos fãs e sentarem à mesa, o coral Izami, formado por estudantes de Letras/Japonês, cantou Brasileirinho, uma música típica japonesa e, para a animação da plateia e dos ilustres convidados, o tema da terceira temporada de Samurai X, a música Kimi ni Fureru da Kede.


Com a ajuda de sua tradutora, Watsuki-sensei agradeceu o carinho dos fãs, seguido por sua esposa, que já tinha vindo ao Brasil no ano passado, tendo inclusive, morado durante um período de sua infância no país, cidade de São Paulo. A apresentação contava com os slides, mostrando um breve perfil do autor e de Kurosaki, fotos da sua mesa de trabalho, da sala de reuniões, a sala de estar e suas prateleiras repletas de actions fugures. Em seguida, Watsuki explicou com detalhes o processo de criação do mangá e falou também sobre as inspirações para a história de Rurounin Kenshin, auxiliado pela sua roteirista, Kurosaki-sensei.

Teve início uma inteiração com os fãs, em um quiz em que Watsuki apresentou desenhos de sua autoria de personalidades históricas da história do Japão e a plateia tinha que adivinhar seus respectivos nomes. Os admiradores de Samurai X mostraram que estavam afiados em relação a história, acertando o nome de todos os personagens.

Em seguida, a apresentação abriu para perguntas dos fãs. Apesar de alguns problemas com os microfones, muitas pessoas conseguiram fazer perguntas ao sensei. Uma das perguntas foi porque a escolha da Era Meiji como pano de fundo da trama de Rurounin Kenshin e Watsuki respondeu que foi a época em que os samurais estavam em decadência, onde suas grandezas e valores foram praticamente erradicados. 

A repórter estava entre essas pessoas e perguntou a sensei porque ele criou uma série cujo protagonista era um monarquista e não um guerreiro do Shinsengumi, grupo em que Watsuki dizia em seus comentários que eram os seus prediletos na história japonesa. O autor respondeu que embora admirasse bastante os Lobos de Mibu, como também eram conhecidos, eles foram o lado perdedor da guerra, “O Belo da Derrota”, portanto não cairia bem em um mangá shounen, gênero votado para o publico jovem.
No fechamento da palestra, Watsuki recebeu de presente alguns mangás e desenhos feitos por autores brasileiros independentes e sorteou alguns brindes para os fãs, que haviam recebido senhas logo no inicio da apresentação. Ao encerrar, o autor de Samurai X agradeceu ao carinho dos fãs e com os presentes em suas mãos, disse esperar um dia ler em sua casa no Japão mangás publicados por brasileiros, recebendo uma ovação emocionada da plateia. Kurosaki-sensei também agradeceu a recepção dos brasileiros, feliz por ter cumprido sua promessa de trazer o marido para o Brasil. Após o encerramento, a 100 primeiras pessoas da fila receberam um cartão em que podiam receber autógrafos de Watsuki e Kurosaki, em um salão interno abaixo da capela.

A visita de Nobuhiro Watsuki emocionou profundamente os fãs cariocas, que aguardam ansiosamente a visita de mais mangakás famosos do Japão.

Beijos
Tainá Oliveira

8 comentários

  1. Caraca, que show! não sabia que ele viria, que vergonha!
    Eu assistia Samurai-X e até tenho o chaveiro da Kaoru. Deve ter sido mesmo incrivel como vc relatou! Vc ganhou algum brinde?
    Me amarrei no blog de vcs, estou seguindo.
    Segue de volta?
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    http://facebook.com.br/achadosdamila

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Não conheço muito esse mundo de mangás e tal, mas adorei o post. Deve ter sido bem emocionante mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu nao sei o que falar estou perdida, nunca ouvi falar '-' que vergonha haha mas adorei teu cabeçalho, o tituklo com estilo hora de aventura haha :3

    † Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda!
    O mangá é bem famoso mesmo, nunca li e gostei muito de saber como foi a visita do autor ao país. Deve ter sido mesmo emocionante e memorável para os fãs!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe da promoção

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido incrível para todos que tiveram a chance de ir!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Queria conhecer mais desse universo, mas infelizmente pouco sei, quase nada. É legal saber da empolgação de quem foi e imagino como deve ter sido difícil palestrar com tradutora hahaha. Enfim, gostei desse tipo de post.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Post super interessante :)

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Alo Fernanda!
    Ele deu explicação dos filmes em Live Action? hahahahahahaha
    Samsurai X marcou minha infancia quando eu assitia dubladão na TV aberta, eu adorava. Na real é engraçado pensar, mas além de DBZ e CDZ minha infancia foi pontuada por uma porrada de animes... cara que nostalgia
    bjos LP
    http://quatroselos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
It's Fangirl Time - All rights reserved © Design por Beatriz Nathaly