O que é K-pop?




Talvez se, há algum tempo atrás, alguém dissesse o nome K-pop perto de você, a sua reposta provavelmente seria: "Saúde!"
Entretanto, depois de Julho de 2012, tudo isso mudou.
Agora, por mais a grande maioria ainda desconheça o verdadeiro significado do termo, é fácil associa-lo a um cara meio bonachão que usa os óculos do Mister Magoo e faz a dancinha da eguinha pocotó.
Referências e piadas a parte, o Termo K-Pop (Abreviação de Korean Pop) surgiu nos anos 90 serve para designar um gênero musical da Coréia do Sul que vem ganhando uma popularidade surpreendente no mercado mundial graças a internet!
A minha história com Kpop começou mais ou menos a um ano atrás com um pergunta:
"Quem são essas japinhas que sempre aparecem dançando nas televisões das lojas de eletrodomestico?"
(E sim, não me matem, mas como uma boa otaku eu assumi de cara que elas eram japonesas. Depois que eu fui descobrir que elas eram coreanas)
Bem, como a fofura do meu Shazam me informou, aquelas "japinhas" tratavam-se de uma das bandas mais populares da "Hallyu" - como é conhecida essa "onda" coreana que vem tomando o mundo - as Girl's Generation!



Admito que minha história morreu um tempo por aí... Porque foi só depois do lançamento do fenômeno mundial "Gangnam Style" que me interessei por descobrir mais sobre o que era esse tal de K-pop, gênero pelo qual, eventualmente, acabei me apaixonando.
De uma forma geral, tudo no Kpop me encantou, mas acho que o que mais me chamou a atenção foi que K-pop não é apenas pop, ele abrange diversos gêneros musicas: o pop (ocidental), rock, disco, eletrônico, R&B, clássico.... Pois o "Pop" de K-pop não se refere a música pop como conhecemos, mas quer dizer que qualquer banda muito popular na Córeia pode ser considerada K-pop. Particulamente, acho incrível como eles pegam tantas coisas que, na teoria, não funcionariam bem juntas e criam música inacreditavelmente incríveis!
Outras características comuns do Kpop são: Vídeo Clipes (Conhecidos como M/V, abreviação de Music Video.) superproduzidos, coreografias elaboradas, grupos numerosos (Apesar de existirem artistas solos, eles não são tão comuns. É mais normal alguém estar em uma banda e, ao mesmo tempo, ter uma carreira solo.), letras com um "gancho" que vai manter aquela música fixada na sua cabeça até a próxima encarnação (O-O-O-Opa Gangnam Style!) e uma grande influência da moda.



Entretanto, talvez a maior diferença do Kpop das música produzidas no resto do mundo, não seja a música em sim, mas sim os seus bastidores. É um caminho árduo para se tornar um ídolo de Kpop.
Os jovens, primeiramente, fazem audições para as gravadoras - que dominam de uma forma geral o mercado de entreterimento da Coreia do Sul - se elas gostam deles, eles o contratam como Traineers, então eles passam por um extenso período de lapidação de seus talentos em canto, dança e atuação (Geralmente demoram anos até que um idol consiga debutar.). Na maioria das vezes os grupos passam a morrar juntos em apartamentos da empresas para não se destrairem com o mundo exterior (Alguns grupos são até proibidos de namorar por um tempo depois do debut para que não se distraiam).
E, só então, é que esses grupos fazem o seu tão sonhando Debut no meio musical. E depois disso, você acha que a vida deles fica mais fácil? De jeito nenhum. Na verdade, piora um pouco. Esses grupos começam a ter uma agenda lotada com gravações de reality shows e doramas, além da rotina de treinamento que continua sendo intensa. Já que esses grupos passam a competir entre si, principalmente, em programas de televisão como o Musica bank, Musica Core e Inkigavo.



Bem, espero ter esclarecido as dúvidas que vocês podem ter sobre o Kpop. Entretanto, se deixei qualquer detalhe passar ou mal explicado, a partir de agora faremos muitas outras postagens falando sobre a cultura popular da Coréia.

Don't Keep Calm,



12 comentários

  1. Oie vim lhe retribuir a visita! Então queres dizer que gostaste de personal Demons? Ah,eu tb garota! E tipo não dá pra gente viver só de livrinho popular não... eu mesmo nunca me interessei em ler 50 tons de cinza,nao sei porq,mas nao fui com a cara do moço! hehehe
    Já sobre o post,eu ri qndo vc disse que lhe saudariam com SAÚDE! se ouvisse vc falando KPOP!
    Eu mesma não faziam ideia que Carambolas era isso!
    Mas relamente amo o PSY ele é mto engraçado!

    Seguindo aqui se poderes me siga tb♥
    e claro volte e volte e volte ,sempre! heheheh
    luxuriademenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca li 50 tons de cinza, nunca tive vontade...
      Hahahaha. Valeu! :)
      Espero ter esclarecido um pouco as coisas para você!
      Adoro o PSY também!
      Esou seguindo!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi amr~ desculpa o incomodo, vim aqui te convidar a participar de um sorteio lá no meu blog ♥ o que você acha?
    o link é esse: http://himi-tsu.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-com-obashop.html

    Se não tive interesse pfv desconsidere meu comentario e boa semana :3

    Cecilia Mesquita
    Coffee Drop Blog

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar de K-pop porque aqui em Minas tem o Anime Festival e lá rola K-pop daí passei a conhecer. Eu acho legal as danças.

    youngblood-gs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que irado! Também temos postagens de eventos de anime aqui no blog! :)
      As danças são as melhores partes.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu comecei a escutar a alguns meses atrás, e simplesmente viciei. Tenho músicas no celular e no computador. E como eles dançam né kkk.
    Beijos
    Marina
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua postagem. Eu ouço um pouco de K-Pop as vezes, mas é mais por causa dos animes. É louco essa coisa Asiatica de ter uma escola de idolos. Bem, mas admito que participar de uma não seria tão ruim, afinal seria boa em alguma coisa. É bom saber novas informações sobre este ritmo.

    Uma Borboleta Laranja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo animes e coisas asiáticas!!! Você já ouviu falar de um dorama coreano chamado "Dream High" Fala de uma escola de idolos. Hahahaha, realmente seria divertido participar de algo assim.
      Siga o blog que sempre vai ter algo novo sobre esse ritmo! :)
      Beijos

      Excluir
  6. Gente acabei de achar esse blog e já xonei por ele, amooooooo kpop a muito tempo, desde que descobri em 2009 mais ou menos, e desde então não larguei mais gosto de kpop dorama tudo que envolve a coreia, curto um pouco de musica japa tbm mas k-pop é minha paixão.
    http://sweetasiangeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA!!! Fico muito feliz que você tenha "xonado" pelo nosso blog! <3
      Também somos loucas por Kpop! Fica ligada aqui para cada vez mais updates sobre ele!
      Tbm gosto de J-Rock, mas acho J-Pop um pouco infantil demais, parece música da Xuxa, rs.
      Beijos

      Excluir

 
It's Fangirl Time - All rights reserved © Design por Beatriz Nathaly